CPT - Centro de Produções Técnicas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

GENIALIDADE DO BIODIGESTOR


      Por que o biodigestor é genial? Sua genialidade esta justamente apresentada na sua simplicidade junto ao seu objetivo.
      Basicamente a sua engenharia, constitui de uma câmara fechada onde a biomassa é fermentada anaerobicamente, e resulta no biogás, que é canalizado para seus devidos fins e biofertilizante recolhido.
      A fermentação que resulta nos produtos finais do biodigestor é o mesmo processo que é utilizado para fabricar vinho, vinagre, cerveja e outras substâncias. A fermentação esta ocorrendo a todo o tempo na natureza pelas bactérias que decompõem o amido e demais substâncias das plantas. A diferença entre as bactérias que são usadas na fermentação da cerveja e do vinagre, por exemplo, em relação a bactérias presentes nas reações do biodigestor, é que elas são aeróbias, ou seja, necessitam de oxigênio para realizarem trabalho, já as bactérias presente no biodigestor são anaeróbias, portanto, não necessitam de oxigênio para realizar seu trabalho. São essas que sobrevivem no intestino dos animais e as responsáveis pela fermentação de excrementos, produzindo metano.
      Importante ressaltar que o biodigestor além da produção do gás, ele auxilia na limpeza da propriedade agrícola e gera fertilizante. Ele trabalha com qualquer tipo de material que se decomponha biologicamente sob a ação das bactérias anaeróbias. Os dejetos de animais são os melhores combustíveis para os biodigestores, pelo fato de já saírem de seus intestinos carregados de bactérias anaeróbias.

Tabela com exemplos de dejetos e sua capacidade de gerar biogás
Dejetos
Kg/animal
Produção de biogás (m³/ton)
Bovinos
15
270
Suínos
2,25
560
Equinos
10
260
Ovinos
2,80
250
Aves
0,18*galinha
285
Fonte: Texto retirado do livro, Barreira, Paulo. Biodigestores: Energia, fertilidade e saneamento para a zona rural/Paulo Barreira- 3ª Edição,- São Paulo: Ícone,2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário