CPT - Centro de Produções Técnicas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BIODIGESTORES



     São equipamentos de engenharia construídos de forma inteligente, permitindo que no seu interior ocorram reações físico-químicas, de onde será formado o biogás e o biofertilizante. Tanto o biogás quanto o biofertilizante são produtos sustentáveis e muito eficientes.
     O biogás é rico em ch4-metano e co2-dióxido de carbono, ele é resultante da biodigestão anaeróbia sob determinado limite de temperatura, teor de umidade, acidez e livre de oxigênio. O biogás é mais leve do que o ar tem poder calorífero de 7000 kcal/m³, que a depender do seu nível de pureza pode chegar a 12000 kcal/m³. Ele é muito utilizado para aquecimento, iluminação, refrigeração e outros.
     Em termo de valor energético, podemos dizer que o m3 de biogás equivale á:
- 0,454 L de GLP
- 0,553 L de óleo diesel
- 0,613 L de gasolina
- 0,579 L de querosene
- 1,536 Kg de lenha
- 1,428 kW de eletricidade
- 0,790 L de álcool hidratado
- Outros.
      O biofertilizante produzido é rico em potássio, nitrogênio e fósforo nutrientes de muita importância para o desenvolvimento saudável das plantas e do solo. Ele é formado por resíduos diluídos resultantes do processo de biodigestão, que apresentam alta qualidade para o uso como fertilizantes agrícola. É um produto com aspecto de lôdo que apresenta capacidade de retenção de umidade pelo solo e que possui grande quantidade de micro-organismos e protozoários excelentes para o desenvolvimento das plantas.

Por Marcus Paulo Roseira

Nenhum comentário:

Postar um comentário