CPT - Centro de Produções Técnicas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BIODIGESTOR NO BRASIL


     De um modo geral, para as condições brasileiras, o biodigestor rural deve ser capaz de aproveitar todas as sobras orgânicas da propriedade (aqueles restos que se transformariam em lixo e nem sequer seriam aproveitados como adubo verde) para a produção de gás e biofertilizantes. Foi nesse sentido que se desenvolveu a pesquisa de adaptação tecnológica do biodigestor no nosso país.
      Dono de uma das biomassas mais exuberantes e um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, o Brasil só despertou para os biodigestores, com vistas à produção de biogás, após a eclosão nos primeiro “cheques de petróleo”. Assustados com as sucessivas altas do preço do petróleo, que desequilibravam vigorosamente a balança de pagamentos, os governos militares da segunda metade dos anos 70 passaram a investir na busca das então chamadas “energias alternativas”. Foi assim que nasceram o Proálcool e inúmeros planos de aproveitamento da energia solar, desenvolvidos na época por centros de pesquisas importantes universidades brasileiras.
      Fonte: Texto retirado do livro, Barreira, Paulo. Biodigestores: Energia, fertilidade e saneamento para a zona rural/Paulo Barreira- 3ª Edição,- São Paulo: Ícone,2011
       
      Mas, depois de tanto tempo como estará essa situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário