CPT - Centro de Produções Técnicas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PROPOSTA DO BLOG

     Esse blog tem como proposta apresentar conteudos sobre energias renovavei e curiosidades sobre esse mundo não muito divulgado. Quem tiver sugestões e críticas só nos contactar pelo email marcusroseira@gmail.com.

BIODIGESTOR NO BRASIL


     De um modo geral, para as condições brasileiras, o biodigestor rural deve ser capaz de aproveitar todas as sobras orgânicas da propriedade (aqueles restos que se transformariam em lixo e nem sequer seriam aproveitados como adubo verde) para a produção de gás e biofertilizantes. Foi nesse sentido que se desenvolveu a pesquisa de adaptação tecnológica do biodigestor no nosso país.
      Dono de uma das biomassas mais exuberantes e um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, o Brasil só despertou para os biodigestores, com vistas à produção de biogás, após a eclosão nos primeiro “cheques de petróleo”. Assustados com as sucessivas altas do preço do petróleo, que desequilibravam vigorosamente a balança de pagamentos, os governos militares da segunda metade dos anos 70 passaram a investir na busca das então chamadas “energias alternativas”. Foi assim que nasceram o Proálcool e inúmeros planos de aproveitamento da energia solar, desenvolvidos na época por centros de pesquisas importantes universidades brasileiras.
      Fonte: Texto retirado do livro, Barreira, Paulo. Biodigestores: Energia, fertilidade e saneamento para a zona rural/Paulo Barreira- 3ª Edição,- São Paulo: Ícone,2011
       
      Mas, depois de tanto tempo como estará essa situação?

GENIALIDADE DO BIODIGESTOR


      Por que o biodigestor é genial? Sua genialidade esta justamente apresentada na sua simplicidade junto ao seu objetivo.
      Basicamente a sua engenharia, constitui de uma câmara fechada onde a biomassa é fermentada anaerobicamente, e resulta no biogás, que é canalizado para seus devidos fins e biofertilizante recolhido.
      A fermentação que resulta nos produtos finais do biodigestor é o mesmo processo que é utilizado para fabricar vinho, vinagre, cerveja e outras substâncias. A fermentação esta ocorrendo a todo o tempo na natureza pelas bactérias que decompõem o amido e demais substâncias das plantas. A diferença entre as bactérias que são usadas na fermentação da cerveja e do vinagre, por exemplo, em relação a bactérias presentes nas reações do biodigestor, é que elas são aeróbias, ou seja, necessitam de oxigênio para realizarem trabalho, já as bactérias presente no biodigestor são anaeróbias, portanto, não necessitam de oxigênio para realizar seu trabalho. São essas que sobrevivem no intestino dos animais e as responsáveis pela fermentação de excrementos, produzindo metano.
      Importante ressaltar que o biodigestor além da produção do gás, ele auxilia na limpeza da propriedade agrícola e gera fertilizante. Ele trabalha com qualquer tipo de material que se decomponha biologicamente sob a ação das bactérias anaeróbias. Os dejetos de animais são os melhores combustíveis para os biodigestores, pelo fato de já saírem de seus intestinos carregados de bactérias anaeróbias.

Tabela com exemplos de dejetos e sua capacidade de gerar biogás
Dejetos
Kg/animal
Produção de biogás (m³/ton)
Bovinos
15
270
Suínos
2,25
560
Equinos
10
260
Ovinos
2,80
250
Aves
0,18*galinha
285
Fonte: Texto retirado do livro, Barreira, Paulo. Biodigestores: Energia, fertilidade e saneamento para a zona rural/Paulo Barreira- 3ª Edição,- São Paulo: Ícone,2011

BIODIGESTORES



     São equipamentos de engenharia construídos de forma inteligente, permitindo que no seu interior ocorram reações físico-químicas, de onde será formado o biogás e o biofertilizante. Tanto o biogás quanto o biofertilizante são produtos sustentáveis e muito eficientes.
     O biogás é rico em ch4-metano e co2-dióxido de carbono, ele é resultante da biodigestão anaeróbia sob determinado limite de temperatura, teor de umidade, acidez e livre de oxigênio. O biogás é mais leve do que o ar tem poder calorífero de 7000 kcal/m³, que a depender do seu nível de pureza pode chegar a 12000 kcal/m³. Ele é muito utilizado para aquecimento, iluminação, refrigeração e outros.
     Em termo de valor energético, podemos dizer que o m3 de biogás equivale á:
- 0,454 L de GLP
- 0,553 L de óleo diesel
- 0,613 L de gasolina
- 0,579 L de querosene
- 1,536 Kg de lenha
- 1,428 kW de eletricidade
- 0,790 L de álcool hidratado
- Outros.
      O biofertilizante produzido é rico em potássio, nitrogênio e fósforo nutrientes de muita importância para o desenvolvimento saudável das plantas e do solo. Ele é formado por resíduos diluídos resultantes do processo de biodigestão, que apresentam alta qualidade para o uso como fertilizantes agrícola. É um produto com aspecto de lôdo que apresenta capacidade de retenção de umidade pelo solo e que possui grande quantidade de micro-organismos e protozoários excelentes para o desenvolvimento das plantas.

Por Marcus Paulo Roseira

CONTATO

      Contato pra maiores informações, dicas, sugestões, críticas...
Email: marcusroseira@gmail.com