CPT - Centro de Produções Técnicas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Visita a Usina TERMOVERDE

A Termoverde Salvador foi inaugurada em março de 2011, implantada no Aterro Sanitário Metropolitano de Salvador - ATSM/SV, o qual recebe o lixo recolhido em Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, cerca de 3000 Ton/dia de resíduos sólidos. A usina ocupa uma área de 7 hectares e é de responsabilidade do Grupo Solvi.

A usina coleta o biogás produzido pelo lixo, canaliza para uma central de purificação do gás, onde serão retiradas as impurezas como o H2S, reduz também a umidade e o direciona para motogeradores conectados a transformadores, posteriormente para uma subestação e em seguida para a rede de transmissão.

A purificação do gás é feita para que seja viável a sua utilização como combustível para os motogeradores, pois é necessário que se tenha uma boa concentração de metano, entre 40% e 60%, principal responsável pelo poder energético do biogás, sem que possua interferências negativas como a da umidade, do HsS e do siloxano. Esses dois últimos gases prejudiciais ao meio ambiente e aos equipamentos.